Gestão de Qualidade

Ciclo PDCA

é um método para solução de problemas cuja causa não é conhecida ou não está clara. Geralmente, são problemas que não foram resolvidos, apesar de várias tentativas, ou são aqueles desafios que todos conhecem dentro da empresa, mas que ninguém resolveu eliminar. 

Exemplo Básico

PDCA
PlanDOCHECKACT
PlanejarDesenvolverChecarAgir
1° – Já sabemos o problema e aplicaremos a ferramenta dos 5P’s para identificar a Raiz e os envolvidos;Fazer uma reunião com os profissionais envolvidos e elaboração do 5P’s.Processo ConcluídoSeguir com a elaboração do Diagrama Arvore
2° – Com o resultado de pesquisa elaboraremos um diagrama de arvores para organizar o plano de ação e se tornar mais fácil de separar as melhorias;2 – Criar o diagrama arvore;  2 – Gráfico desenvolvido  Com o gráfico partiremos para 5W2H, dividindo as tarefas;
3° – Separar as tarefas em método de tabela no 5W2H;  Criar o sistema de tarefas no método 5W2H;  Sistema Criado;Compartilhar as tarefas com os envolvidos;
Tarefa 1 – Departamento de Processos deve incluir o CNAE adequando na empresa para liberação do cod. de serviço;  Inclusão de CNAE;  Processo deferido e CNAE incluído ao CNPJ;  Depto. Fiscal deve entrar no sistema da prefeitura para verificar;
Tarefa 2 – Departamento fiscal deve acessar o sistema da Prefeitura e verificar se o cod. de serviço Já foi incluído;  Sistema prefeitura  Cod. De Serviço não consta ainda no Sistema;Repassar informação ao departamento de Processos;
Tarefa 3 – Processo, entrar em contato via telefone com o setor de ISS da prefeitura e verificar a não liberação do cod de serviçoContato telefônicoFaltava o envio do contrato social para verificação da inclusão da atividade. Contrato enviado e a liberação se dá em 24H;Após 24H acessar o sistema da prefeitura
Tarefa 4 – Departamento fiscal deve acessar o sistema da Prefeitura e verificar se o cod. de serviço Já foi incluído;  Sistema prefeitura  Cod. De Serviço consta no Sistema;Sistema liberado para emissão de nota fiscal.
Tarefa 5 – fazer a verificação de todos os clientes.Lista de ClienteLista de Clientes checada e dois precisaram fazer o mesmo processo.Reportar ao departamento de processo os clientes que precisaram repetir esse planejamento.

Renato M. Marianowski

Nascido em 1984 / Formação: Ciências Contábeis / Cursos de Qualificação: * Técnico em Administração * Secretariado * Vendas e Marketing * Planejamento Financeiro * Analista Fiscal / Informática: * Aprimorando em programação Web Fullstack * Pacote Office Avançado * Designer Gráfico * Montagem e Manutenção de Computadores * Montagem e Suporte de Redes de Informática

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