Gestão de Qualidade

Os 5 Porquês

Criada para ser interativa, a ferramenta tem como resultado esperado a identificação da causa raiz de um problema.

Como fazer?

Por mais que o conceito da ferramenta seja relativamente simples, se ela não for devidamente executada, a verdadeira causa raiz do problema não será identificada. Para facilitar o entendimento, a seguir são descritos 2 passos principais que explicam como aplicar o 5 Porquês corretamente:

Passo 1: Identifique o problema e agende uma reunião com os principais envolvidos/afetados pelo problema;

Passo 2: Pergunte “Por quê?”

EXEMPLO

A – O que erramos na nota fiscal do cliente?
R (Assistente fiscal): Errei o código de serviço.

B – Por que erramos o código de serviço?
R (Assistente fiscal): Porque havia um código semelhante na lista da Prefeitura, mas o código certo não aparece na lista e precisa ser feito manual.

C – Por que o código não aparece na lista e precisa ser feito manualmente?
R (Analista fiscal): Porque precisa ser feito um processo de inclusão do código na Prefeitura, que deveria ser feito pelo departamento de processos.

D – Por que não fizemos o processo de inclusão do código na Prefeitura?
R (Processos): Porque não recebi a solicitação.

E – Por que não houve a solicitação de inclusão ao departamento de processos?
R (Analista fiscal): Porque já sei o código de cabeça e faço manualmente, mas não imaginei que o assistente teria dificuldade de identificar o código correto.

Renato M. Marianowski

Nascido em 1984 / Formação: Ciências Contábeis / Cursos de Qualificação: * Técnico em Administração * Secretariado * Vendas e Marketing * Planejamento Financeiro * Analista Fiscal / Informática: * Aprimorando em programação Web Fullstack * Pacote Office Avançado * Designer Gráfico * Montagem e Manutenção de Computadores * Montagem e Suporte de Redes de Informática

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